Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Arapiraca Super Cursos

SONO: Saiba como ele pode influenciar no seu desempenho!

SONO: Saiba como ele pode influenciar no seu desempenho!

Rotina de estudos deve contemplar bons intervalos de descanso para potencializar os resultados


Já não é assim novidade a notícia de que uma boa noite de sono garante melhor rendimento nos estudos. Mas vale sempre reforçar. Nesses meses que antecedem a edição 2018 do ENEM, manter rotinas saudáveis que preservem o cérebro são armas essenciais para a maratona de testes que dão acesso às melhores universidades do país.

Manter a disciplina de horários é indispensável, inclusive com as rotinas de descanso. Para relaxar de verdade é necessário cortar todo e qualquer estímulo, começando pelos eletrônicos, como TVs e smartphones. Cientistas comprovam que até o campo eletromagnético criado por eles alteram o estado de descanso durante o sono. Na Universidade de Lubëck, na Alemanha, estudos comprovaram a associação direta entre o sono e o aprendizado. Dormir bem garante a consolidação na memória de todas as novas informações adquiridas por um processo que envolve neurotransmissores e neurohormônios produzidos somente quando o corpo está dormindo.

É importante que o corpo mergulhe num sono profundo durante as primeiras horas. Esse momento em que ele reestrutura, reorganiza e reenergiza. Nas horas finais, é hora da mente se recompor, já que é nessa fase que a atividade cerebral é mais intensa com o cérebro reorganizando as memórias.

Para alguns, quanto mais se aproxima o dia das provas, maior tempo deve se dedicar aos estudos. Noites em claro em frente aos livros e simulados para afinar todo o aprendizado. Mas nada disso vai ajudar. O máximo que causará é um desgaste físico e emocional maior. É compreensível que manter 10 horas de sono por dia num ano importante como o ano do vestibular é difícil, mas não ter as 8h horas recomendadas pode não ser tão benéfico.

As dicas para vencer o desafio desse ano você já sabe, mas vamos reforçar:

  • Na rotina de estudos, começar sempre pelas de maior dificuldade.

  • Atentar sempre para boas leituras: a maioria das provas, especialmente do ENEM, é baseada inteiramente na boa interpretação de texto. Assim, manter um bom ritmo de leituras de notícias e boa literatura deixará o olhar atento e rápido para a compreensão das sentenças;

  • Relacionar o conteúdo programado na rotina de estudo com produções de texto também é uma boa ferramenta para estimular leitura dinâmica e interpretação;

  • Pausar entre blocos de disciplinas. A cada duas horas de estudos, tirar quinze minutos para movimentar o corpo e descansar dá o gás para o cérebro assimilar o conteúdo melhor.

  • Quando estiver fora do Colégio ou Cursinho, procurar estudar em locais sem grandes distrações.

  • Manter a calma, afinal: O SEGREDO É SER SUPER!